Corta a Curta

PROJETO TRANSVERSAL - 2019/2020 - ULHT

CC é a curta-metragem que ainda se encontra em criação, como tal a história é escrita e rescrita pelos membros do grupo.

Este processo vai alterando as ações que despertam, em CC, a procura de uma identidade própria.

2019/2020

Corta a Curta

1 INT – APARTAMENTO / QUARTO / DIA

CC encontra-se na sua cama por cima da colcha branca. Está numa posição pouco natural, as pernas dela estão elevadas e encostadas à parede, esta decorada com guiões riscados, e só as suas costas se encontram realmente em cima da cama. Está vestida de preto, com calças de fato de treino, t-shirt e meias. O olhar dela perde-se no vazio.

Levanta-se para ir buscar uma camisola preta da sua cómoda. Depara-se com uns post-its, que estão na parede por cima da cómoda, e tira-os sem qualquer emoção, num movimento repetitivo e mecânico. Os post-its caem. Baixa-se e abre uma gaveta onde se encontra apenas roupa preta e tira de lá o casaco. Quando se levanta novamente repara que os post-its se encontram no mesmo sítio, olha por uns segundos e sai do quarto, sem qualquer reação ao sucedido.

2 INT – APARTAMENTO / SALA / DIA

CC sobe as escadas que ligam o piso do quarto ao da sala e senta-se no sofá, pensativa. Logo a seguir ouve-se uma voz.

(V.O)

Agora não era a parte de lavar os dentes?

Ela suspira, levanta-se e desce as escadas dirigindo-se à casa de banho.

3 INT – APARTAMENTO / CASA DE BANHO / DIA

Entra na casa de banho, observa-se no reflexo do espelho e agarra a escova e a pasta de dentes (azul) e começa a lavar os dentes, sempre apática, agora com uma escova (verde). Volta a pousar a escova de dentes (rosa). Volta novamente à sala.

4 INT – APARTAMENTO / SALA / DIA

Quando chega à sala aproxima-se da janela e expressa frustração de forma subtil. Ouve-se uma outra voz.

(V.O)

O próximo passo é o chá.

Vai até à mesa onde está um tabuleiro com uma chaleira, uma chávena (branca) e uma saqueta de chá e prepara o chá. Pousa a chávena na mesa e logo de seguida ouve-se uma voz.

(V.O)

Bebe-o.

CC mostra que não gosta de chá mas mesmo assim bebe-o como se uma força assim a obrigasse. Agarra no maço de tabaco que apareceu na mesma mesa que o chá e tira de lá um cigarro e começa a fumá-lo. Acaba por ser repreendida por uma voz.

(V.O)

Já chega!

Ignora a voz e continua a fumar, ouve-se outra voz.

(V.O)

Porque é que continuou?

Mostra-se surpreendida e confusa simultaneamente ao se aperceber que está a ganhar algum poder de decisão.

(V.O)

Apaga já o cigarro!

CC apaga num movimento rápido e brusco o cigarro. A respiração está mais acentuada. Está pensativa. Dirige-se apressadamente ao quarto.

4 INT – APARTAMENTO / QUARTO E SALA / DIA

Entra no quarto disparada e pára a meio, a olhar em redor, a tentar perceber se surgirá outra voz. Ouve o sussurro de várias vozes em conflito. Num passo acelerado faz a mala com a roupa que tem na cómoda e as 3 escovas de dentes. Ouvem-se as vozes que acompanham as suas ações.

(V.O)

Não agarres na mala!

Larga a roupa!

Pousa as escovas!

Pára com isso!

Tu não podes fazer isso!

Vais acabar com tudo!

O barulho das vozes é cada vez mais indistinguível e confuso à medida que CC as contraria. Esta consegue ganhar cada vez mais poder até se dirigir à porta de saída, a passo de fuga. Abre a porta e sai de casa. Encontra-se agora a casa vazia e em silêncio total.